Prédio 116
(11) 2627-9369
biologia.molecular@butantan.gov.br
O LDI agrega pesquisadores com diferentes expertises que trabalham nas Plataformas da Unidade e que vêm buscando novos compostos com potencial interesse farmacêutico em tecidos e/ou glândulas animais (carrapatos, sanguessugas, serpentes, lagartas, etc) e também em fungos, com foco nas áreas de oncologia, hemostasia, inflamação e antimicrobianos utilizando testes de atividade biológica, in vitro e in vivo, voltados para estas áreas de atuação, a fim de obter novas moléculas de interesse clínico.
Na Plataforma de Produção de moléculas recombinantes a capacidade de produção é até 10L, e as moléculas podem ser purificadas na Plataforma de Purificação onde trabalhamos desde a escala analítica até a escala piloto.
O laboratório também conta com uma Plataforma de Hemostasia, que facilita o screening de atividade de compostos em ensaios de coagulação, agregação plaquetária e fibrinólise.
Na plataforma para aplicação biotecnológica de fungos, micro-organismos isolados de ambientes extremos, como de manguezais e da Caatinga, são empregados como fonte de moléculas bioativas, e na biossíntese de nanopartículas metálicas com a finalidade de uso farmacêutico e/ou biotecnológico.
Na Plataforma de Ensaios Pré-Clínicos são realizados estudos de toxicidade aguda e crônica, entre outros, seguindo os requisitos de Boas Práticas de Laboratório, necessários para o desenvolvimento de novos produtos de interesse biotecnológico.
Está em implantação uma Plataforma NB-3, contando com um Laboratório de Virologia (BPF) e um Biotério para testes de desafio em roedores e lagomorfos.
Plataforma de produção de moléculas recombinantes e purificação
Ana Marisa Chudzinski Tavassi - ana.chudzinski@butantan.gov.br
Fernanda Faria - fernanda.faria@butantan.gov.br
Produção de moléculas recombinantes em bactérias e leveduras em shaker ou biorreator com capacidade de produção até 10L. As moléculas podem ser purificadas na Plataforma de purificação onde é trabalhado desde a escala analítica até a escala piloto.
Plataforma de Hemostasia
Fernanda Faria - fernanda.faria@butantan.gov.br
Esta plataforma conta com ensaios capazes de caracterizar todos os compostos que, porventura, atuem em coagulação, agregação plaquetária e fibrinólise. Dentre os principais ensaios estão: tempos globais de coagulação, agregação plaquetária, atividade direta sobre fatores de coagulação e fibrinólise.
Plataforma para aplicação biotecnológica de fungos
Ana Olivia de Souza - ana.souza@butantan.gov.br
Aplicação de fungos isolados de ambientes extremos, Aplicação de fungos isolados de ambientes extremos, como de manguezais e da Caatinga, como fonte de moléculas biologicamente ativas, e na biossíntese de nanopartículas metálicas para aplicação farmacêutica e/ou biotecnológica.
Plataforma de Ensaios Pré-Clínicos
Ana Marisa Chudzinski Tavassi - ana.chudzinski@butantan.gov.br
Durvanei Augusto Maria - durvanei.maria@butantan.gov.br
Realização de Ensaios Pré-Clínicos em modelos animais (roedores e lagomorfos) de acordo com as Boas Práticas de Laboratório. Disponível para utilização de terceiros e prestação de serviços mediante acordo de desenvolvimento. Está em implantação um Biotério nível NB-3 para realização de desafio em roedores, que irá operar com os mesmos requisitos.
• Cromatógrafos (linha AKTA)
• Cromatógrafo Gasoso - CG-MS/MS
• Fermentador (até 10L)
• Fotodocumentador (ChemiDoc)
• Coagulômetro e Agregômetro
• Analisador Hematológico (Horiba)
• Analisador Bioquímico (IDEXX), operando em requisitos mínimos de qualidade. Disponíveis para uso mediante acordo de desenvolvimento.
A Plataforma de Ensaios Pré-Clínicos atua seguindo requisitos de BPL e está disponível para prestação de serviços mediante acordo de desenvolvimento.