Prédio 114 - Prédio Novo (primeiro andar)
(11) 2627-9703
E-mail: genetica@butantan.gov.br
O Laboratório de Genética desenvolve projetos pré-clínicos e provas de conceitos visando a aplicação de Terapia Celular Avançada, estudos in vitro dos mecanismos de ação das célula-tronco, desenvolvimento dos testes de potencialidade funcional das células e sua validação. Estabelece os protocolos de isolamento das células-tronco e seus derivados (ex.: exosomas e fatores secretados).
Desenvolve estudos voltadas a elucidar os mecanismos de carcinogênese in vitro e in vivo.
Estuda os mecanismos de comunicação entre bactérias e bactérias e hospedeiro baseados em sinalização química. Mecanismos de regulação de patogenicidade e virulência. Caracterização molecular de microrganismos. Estudo de vesículas de membrana externa e outras ultraestruturas com potencial biotecnológico de bactérias.
Promove os estudos sobre o envolvimento dos vários fatores de crescimento produzidos pelas glândulas salivares nos processos do envelhecimento.
Desenvolve pesquisas sobre alterações na expressão de proteínas relacionadas ao ciclo de divisão celular, a adesão celular e a matriz extracelular durante o processo de carcinogênese oral. Estuda e avalia as alterações no padrão de expressão dos fatores de crescimento produzidos pelas glândulas salivares durante o processo de envelhecimento humano.
Colabora com pesquisas que tem por objetivo analisar alterações anatomopatológicas nos tecidos e órgãos de modelos experimentais in vivo, que sofrem ação de toxinas naturais produzidas por animais dos mais variados tipos (serpentes, cianobactérias, anfíbios).
Atua em Biologia Molecular e Química de Proteínas de toxinas animais com ênfase em Cnidaria, Hymenoptera e Serpentes estudando especificamente sua biodiversidade molecular e seus polipeptídios bioativos, clonagem e expressão, bibliotecas de cDNA de organismos peçonhentos.
Estuda os efeitos das peçonhas e toxina nos modelos de diferenciação celular (osteoclastogenese) com o objetivo de definir seus alvos moleculares.
O Laboratório de Genética desenvolve projetos pré-clínicos e prova de conceito visando a aplicação terapêutica de célula tronco, estudos in vitro dos mecanismos de ação das célula-tronco, desenvolvimento dos testes de potencialidade funcional das células e sua validação. Desenvolve estudos moleculares de comunicação entre patógenos e células humanas, bem como pesquisas voltadas a elucidar os mecanismos de carcinogênese. Promove estudos sobre o envolvimento dos vários fatores de crescimento produzidos pelas glândulas salivares nos processos do envelhecimento e os alvos moleculares de toxinas em processo de diferenciação celular. E atua em estudos de biologia molecular de toxinas animais com ênfase em biodiversidade molecular.
Também trabalha no desenvolvimento de produto vacinal de múltiplo espectro do papilomavírus humano e visa estabelecer uma plataforma de bioinformática computacional para a predição de antígenos in sillico para o desenvolvimento das novas vacinas.
Terapia Celular Avançada: isolamento, caracterização e diferenciação dos vários tipos das células-tronco assim como, embrionárias, induzidas pluripotentes, germinativas, células-tronco fetais e adultas derivados das diferentes fontes teciduais.
Desenvolvimento dos estudos pre-clínicos das doenças humanas neurodegenerativas utilizando produtos de terapia celular avançada.
Estudos dos efeitos pró-inflamatório e anti-inflamatórios dos venenos e suas frações utilizando o modelo de osteoclastogenese humano in vitro.
Obter um produto vacinal inovador, desenvolvido com tecnologia própria, contra o papilomavírus humano, englobando 16 tipos patogênicos de HPVs, baseados em epítopos da proteína viral L2.
Caracterização molecular de fatores de virulência bacterianos e mecanismos de sinalização química envolvidos em regulação gênica.
Realização de ensaios de interação entre bactérias e células epiteliais in vitro.
Extração de vesículas de membrana e estruturas bacterianas com potencial biotecnológico.
Em edição.