Responsive image
Instituto Butantan
Laboratórios e Centros de Pesquisa
logo-cdi

centro de desenvolvimento e inovação

Laboratório de Genética - LG

Prédio 114 - Prédio Novo (primeiro andar)
(11) 2627-9703
E-mail: genetica@butantan.gov.br

Diretor

Prof. Dra. Irina Kerkis

imagem-diretor

Adriana Neves

Pesquisadora Científica V

Alvaro Brandão Prieto da Silva

Pesquisador Científico V

Dirce Sakauchi

Pesquisadora Científica III

Marcelo Sircili

Pesquisador Científico V

Noemi Furuyama

Pesquisador Científico III

Ana Paula Sousa

Auxiliar de Saúde

Cleonice Maria Pascola

Auxiliar de saúde

Fernanda Marceli Rosa

Auxiliar de Saúde

Dener Souza

Agente de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica

Eduardo Osorio Frare

Assistente Técnico de Pesquisa Científica e Tecnológica IV

Eliana Rodrigues

Técnico de Laboratório

Ivoni da Silva Santos

Oficial de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica

Jovelino Alves Junior

Auxiliar de Serviços Gerais

Maria Lacerda Abel

Oficial de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica

Mirtes Aparecida do Nascimento

Auxiliar de Serviços Gerais

Rodrigo Franco de Carvalho

Tecnologista de Laboratório PL

Ronaldo Dias

Auxiliar de Serviços Gerais

Tadeu Menezes

Auxiliar de Saúde

Tatiane Oliveira

Técnico de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica III

Youko Miura Yamamoto

Oficial de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica

Ana Vitória Souza

Iniciação científica

Bruna Policiquio

Mestranda

Elisa Hiromi Shiga

Mestranda

Fernanda D'Amelio

Doutoranda

Gabriela Magnólia Viana

Iniciação Científica

Isabela de Souza Pereira

Iniciação Científica

Juliana Rodrigues

Iniciação científica

Mylena dos Santos

Iniciação científica

Gabrielli Vaz Sampaio

Mestranda

Ligia Germano

Mestranda

Pedro Henrique Rodrigues

Mestrando

Rodrigo Araldi

Pós-Doc

Thais Biude

Pós-Doc

Vivian Gonzaga

Pós-Doc

Gabrielly Matos

Especialização em vacinas e biofármaco

Luiz Fernando Gomes

Especialização em biotecnologia

Michele dos Santos

Especialização em vacinas e biofármaco

Camila Caldas Correia

Estagiária

Gabriel Lusvarghi

Estagiário

O Laboratório de Genética desenvolve projetos pré-clínicos e provas de conceitos visando a aplicação de Terapia Celular Avançada, estudos in vitro dos mecanismos de ação das célula-tronco, desenvolvimento dos testes de potencialidade funcional das células e sua validação. Estabelece os protocolos de isolamento das células-tronco e seus derivados (ex.: exosomas e fatores secretados).

Desenvolve estudos voltadas a elucidar os mecanismos de carcinogênese in vitro e in vivo.

Estuda os mecanismos de comunicação entre bactérias e bactérias e hospedeiro baseados em sinalização química. Mecanismos de regulação de patogenicidade e virulência. Caracterização molecular de microrganismos. Estudo de vesículas de membrana externa e outras ultraestruturas com potencial biotecnológico de bactérias.

Promove os estudos sobre o envolvimento dos vários fatores de crescimento produzidos pelas glândulas salivares nos processos do envelhecimento.

Desenvolve pesquisas sobre alterações na expressão de proteínas relacionadas ao ciclo de divisão celular, a adesão celular e a matriz extracelular durante o processo de carcinogênese oral. Estuda e avalia as alterações no padrão de expressão dos fatores de crescimento produzidos pelas glândulas salivares durante o processo de envelhecimento humano.

Colabora com pesquisas que tem por objetivo analisar alterações anatomopatológicas nos tecidos e órgãos de modelos experimentais in vivo, que sofrem ação de toxinas naturais produzidas por animais dos mais variados tipos (serpentes, cianobactérias, anfíbios).

Atua em Biologia Molecular e Química de Proteínas de toxinas animais com ênfase em Cnidaria, Hymenoptera e Serpentes estudando especificamente sua biodiversidade molecular e seus polipeptídios bioativos, clonagem e expressão, bibliotecas de cDNA de organismos peçonhentos.

Estuda os efeitos das peçonhas e toxina nos modelos de diferenciação celular (osteoclastogenese) com o objetivo de definir seus alvos moleculares.

O Laboratório de Genética desenvolve projetos pré-clínicos e prova de conceito visando a aplicação terapêutica de célula tronco, estudos in vitro dos mecanismos de ação das célula-tronco, desenvolvimento dos testes de potencialidade funcional das células e sua validação. Desenvolve estudos moleculares de comunicação entre patógenos e células humanas, bem como pesquisas voltadas a elucidar os mecanismos de carcinogênese. Promove estudos sobre o envolvimento dos vários fatores de crescimento produzidos pelas glândulas salivares nos processos do envelhecimento e os alvos moleculares de toxinas em processo de diferenciação celular. E atua em estudos de biologia molecular de toxinas animais com ênfase em biodiversidade molecular.

Também trabalha no desenvolvimento de produto vacinal de múltiplo espectro do papilomavírus humano e visa estabelecer uma plataforma de bioinformática computacional para a predição de antígenos in sillico para o desenvolvimento das novas vacinas. 

Terapia Celular Avançada: isolamento, caracterização e diferenciação dos vários tipos das células-tronco assim como, embrionárias, induzidas pluripotentes, germinativas, células-tronco fetais e adultas derivados das diferentes fontes teciduais. 

Desenvolvimento dos estudos pre-clínicos das doenças humanas neurodegenerativas utilizando produtos de terapia celular avançada.

Estudos dos efeitos pró-inflamatório e anti-inflamatórios dos venenos e suas frações utilizando o modelo de osteoclastogenese humano in vitro.

Obter um produto vacinal inovador, desenvolvido com tecnologia própria, contra o papilomavírus humano, englobando 16 tipos patogênicos de HPVs, baseados em epítopos da proteína viral L2. 

Caracterização molecular de fatores de virulência bacterianos e mecanismos de sinalização química envolvidos em regulação gênica.

Realização de ensaios de interação entre bactérias e células epiteliais in vitro.

Extração de vesículas de membrana e estruturas bacterianas com potencial biotecnológico.

Em edição.