Prédio 82
(11) 2627-3820 / 9834
fernanda.portaro@butantan.gov.br
O LEFB desenvolve pesquisas vinculadas à área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimas, especificidade, inibidores, substratos e toxinas de venenos animais.
Os estudos são direcionados à busca de novos peptídeos, e/ou propriedades de peptídeos já mapeados, de peçonha ou secreções de origem animal enquanto inibidores ou ativadores de enzimas. Pela importância fisiológica das enzimas, o laboratório visa uma possível aplicação biotecnológica dos peptídeos.
Os estudos funcionais estão relacionados principalmente à especificidade desses peptídeos, e a formação de novos compostos, com o principal foco no potencial inibitório sobre o sistema de regulação da pressão arterial e sobre o processo inflamatório. Também buscamos melhorias para a soroterapia em casos de envenenamento ofídicos, com o desenvolvimento de peptídeos antitoxinas.
Para tal, o LEFB estuda moléculas biologicamente ativas, por meio de análises bioquímicas, in sílico, in vitro e in vivo, juntamente e ou em colaboração aos demais laboratórios do CDI, e com pesquisadores de instituições parceiras.
Os resultados destes estudos podem ser tanto de interesse fundamental quanto ao interesse farmacológico, envolvendo desde pesquisa básica a pesquisa aplicada.
Purificação por cromatografia líquida – equipamento multiusuário
Responsável: Fernanda Vieira Calheta Portaro
Contato: fernanda.portato@butantan.gov.br
Ramal: 9834
Agendamento: http://sistemas.butantan.gov.br/equipamentos
• Determinação do perfil cromatográfico e fracionamento por fase reversa em HPLC
• Testes de atividade e inibição enzimática
• Análise de atividade e inibição enzimática frente às peptidases por fluorometria (Equipamento Hidex 425-301) utilizando amostras de interesse
• Resultados obtidos são complementados ou equiparados às análises de perfil e atividade enzimática in silico
Cromatógrafo HPLC (Prominence-Shimadzu, Japão)
Fluorímetro (Hidex 425-301, Finlândia)
Equipamentos disponíveis para uso mediante às parcerias científicas e/ou acordos pré-estabelecidos.